Buscar
  • Yes Edu

Moodle: Conheça uma das principais plataformas de ensino à distância do mundo



O Moodle (ou Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto) é um dos principais softwares de apoio à aprendizagem no mundo, que foi lançado no ano de 2001 e é utilizada por alunos e professores em mais de 220 países.


Basicamente, o Moodle funciona como uma sala de aula online que possibilita que professores disponibilizem materiais didáticos e também passem tarefas interativas, como discussões em fóruns, testes, além de facilidade na troca de conhecimentos e de arquivos multimídia (imagens, áudios, PDF, etc.).


O Moodle ganhou bastante notoriedade principalmente durante o ano de 2020, que por conta da pandemia, obrigou instituições públicas e privadas a colocar os seus alunos para estudar de casa. Mas apesar disso, universidades como a USP (Universidade de São Paulo), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UNB (Universidade de Brasília) já utilizavam o software.


Mas como funciona o Moodle?


Por se tratar de um software com código aberto, isso significa que qualquer pessoa ou instituição pode baixar o programa e usá-lo conforme a sua necessidade. O programa também oferece uma série de plugins que adicionam novos recursos na sala com vários propósitos diferentes.


Você pode usar plugins para por exemplo:


  • Criar avaliações com correção instantânea

  • Gerar certificados personalizados de conclusão de curso

  • Agendar videoconferências

  • Gerar relatórios e análises completas em tempo real

  • Extrair dados estratégicos para apresentação

  • Visualizações de informações em um único painel em forma de gráficos de fácil entendimento

  • E muito mais!

Existem também as ferramentas que servem como engajamento para os seus colaboradores como por exemplo o Level Up!, que permite que os alunos subam de nível e oferece recompensas conforme a evolução de desempenho, como se fosse uma forma de gamificação.


Como posso começar a usar o Moodle?


É importante ressaltar que para instalar e criar a sua própria sala virtual no Moodle, é preciso ter alguma noção de programação (principalmente em código PHP e MySQL), ou ter o apoio de uma equipe em T.I. O software está disponível em diversos sistemas operacionais como o Windows, Linux, Unix e Mac OS.


Mas você também pode contar com a consultoria especializada da Yes Edu, que irá te auxiliar na instalação e criação da sua plataforma no Moodle com os plugins necessários para suprir todas as necessidades da sua instituição.


Além disso, você também poderá contar com as nossas soluções tecnológicas que são customizadas especialmente para o seu negócio, visando o aumento no engajamento dos seus colaboradores, da aprendizagem e da implementação de uma cultura digital.


Não perca a oportunidade e conheça mais sobre os nossos serviços no nosso site e mais notícias e dicas sobre ferramentas de ensino à distância no nosso blog.

18 visualizações0 comentário