Buscar
  • Yes Edu

Conheça algumas estratégias para aumentar o engajamento dos alunos no Ensino Superior



Desde que as Instituições de Ensino Superior tiveram que suspender as aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19, muitas universidades tiveram que renovar o seu modelo EAD. E saíram na frente do mercado quem já tinha a sua modalidade online definida.


Porém, para os alunos que nunca tinham tido a experiência com educação à distância antes, sentiram a diferença. Para eles, o EAD é menos interessante por não ser tão interativo e sentirem que era apenas um monólogo do professor e que eles não eram voz ativa nas aulas.


Por isso vem o questionamento: O que as IES's precisam fazer para aumentar o engajamento dos alunos durante as aulas online?


Foque nos conteúdos interativos


Como falamos acima, tente não transformar a sua aula em um monólogo. Tente dar voz aos seus alunos e fazê-los ser parte da aula. Para isso, tente focar em conteúdos interativos durante as aulas.

Esses conteúdos podem ser:

  • Palestras

  • Apresentações

  • Infográficos

  • Vídeos-aula interativas

  • Exercícios lúdicos e animações

Tente incentivar os alunos também a utilizarem os fóruns de discussão. Dessa forma você garante a troca de informações e experiências entre os alunos, além de esclarecimento de dúvidas sobre um conteúdo ensinado nas aulas virtuais.


Seja um professor ativo


O fator humano aliado com a tecnologia é o que realmente garante o engajamento dos alunos. Por isso, o professor precisa ser ágil e didático, além de buscar meios de conquistar a confiança do alunado e investir em formação continuada.


Dizemos isso porque um professor deve ser responsável por acompanhar o aluno durante toda a sua jornada acadêmica, esclarecendo dúvidas pontuais. E para facilitar a vida desses profissionais, é preciso que eles tenham as melhores ferramentas para possibilitar o acompanhamento do aluno.


E nenhuma ferramenta é melhor para isso, do que a IntelliBoard, o melhor plugin de gestão de dados educacionais que existem. Ela oferece mais de 130 modelos de relatórios, painéis personalizáveis, notificações condicionais e muito mais, você terá todas as peças necessárias para a sua aula atingir o ápice de efetividade.


Usando o plugin, os gestores podem revisar o progresso dos alunos de forma rápida e fácil com relatórios programados e com acesso a um painel personalizado, com dados atualizados em tempo real que fornecem uma visão sobre a eficácia da aula.


E para conhecer como a IntelliBoard afetará a sua IES, entre em contato com a Yes Edu, parceira oficial da IntelliBoard no Brasil, e peça já a sua demonstração gratuita.


E para mais dicas de engajamento dos alunos no ensino superior, fique ligado no nosso blog.


1 visualização0 comentário