Buscar
  • Yes Edu

Você sabe a diferença entre LMS e CMS?



Para quem está começando no mundo do ensino à distância, existem alguns termos técnicos que são difíceis de entender no começo, e com certeza é preciso algum tempo de estudo para dominar tudo. Mas uma dúvida frequente deste universo é: Qual a diferença entre LMS e CMS?


Para explicar, vamos fazer um pequeno resumo sobre esses dois tipos de ferramentas e faremos um pequeno comparativo, para você saber qual usar e como usá-los da forma correta.



Primeiro de tudo, qual a diferença entre os dois?


Para começar, entenda o que significa cada um.


CMS: significa Sistema de Gestão de Conteúdo, e é usada principalmente como uma ferramenta que já tem um roteiro que você pode personalizar. Por exemplo, se você for criar um site, mas não está familiarizado com esse tipo de tecnologia, você pode usar um CMS que já vem com um “roteiro de site”, onde você apenas personaliza com as informações que você quer transmitir.


Provavelmente a maior ferramenta que exemplifica um CMS seja o WordPress, a plataforma de criação de sites, que já vem com vários plugins que você pode usar para deixar o site com a sua cara.


LMS: significa Sistema de Gestão de Aprendizado, e é usada principalmente para hospedar cursos de e-learning. O LMS reduz o tempo de criação dos cursos e facilita a distribuição para os seus colegas. O administrador pode, por exemplo, criar um quiz e acompanhar o progresso dos usuários e ver os seus resultados.


Uma das principais ferramentas de LMS do mercado hoje, é o Moodle, que já abordamos e explicamos como funciona nesse post.


Em que situações devemos usar o CMS e LMS?


Para saber qual sistema usar, primeiramente você deve saber o que você quer transmitir. Você quer criar um material para consulta, ou algo mais interativo?


O CMS é perfeito nos casos de conteúdos mais passivos, como uma lista de orientações para trabalhos, bibliografias, lista de referências entre outros. O LMS por sua vez, é perfeito para avaliações, cursos onlines, quiz etc.


Em alguns casos, você pode utilizar ambos. Por exemplo, uma universidade pode ter o próprio LMS para os alunos, enquanto os professores usam um blog CMS próprio para passar materiais de consultas e orientações de trabalhos.


Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com a Yes Edu para uma consultoria especializada sobre como usar essas ferramentas. Nós iremos analisar as suas necessidades e te instruir sobre qual é a melhor para você!


E vale lembrar que a Yes Edu é parceira oficial da IntelliBoard no Brasil, uma das principais ferramentas de gestão de dados educacionais do mundo. Por isso, entre em contato com a gente, e solicite já a sua demonstração grátis.


Para mais dicas e novidades sobre o universo do e-learning, confira o nosso site


21 visualizações0 comentário