Buscar
  • Yes Edu

Você sabe como usar o blog do Moodle? Descubra aqui


Todos sabem que a melhor forma de engajar um estudante e fixar o conhecimento de uma aula, é fazer com que ele entenda a matéria e saiba como conversar sobre ela. Por isso, existem diversas táticas em sala de aula para que os alunos discutam sobre o tema com os outros, independente da matéria.


E com o Moodle sendo o principal LMS hoje, ele disponibiliza um pequeno blog para os alunos que querem falar, fazer anotações ou utilizá-lo realizar anotações durante as aulas. Além disso, esse blog também pode ser compartilhado com outros alunos.


Dito isso, hoje vamos ser mais didáticos e explicar como utilizar o blog dos alunos no Moodle, e como essa ferramenta pode agregar valor para sua aula e curso.


Onde fica a opção de blog no Moodle?


Primeiro, é importante dizer que cada participante da aula já conta com um blog criado. Mas para começar a utilizar, ele precisa configurar o número de textos que aparecerá por página.


E para acessar esse blog, você precisa clicar na guia participantes, e aparecerá uma aba ao lado com o nome blog.


Depois disso, o aluno pode começar a criar os seus textos ou anotações e colocar alguma etiqueta nesse assunto, que pode ser separado por data, tema, matéria ou o que a sua inspiração permitir.


Mas o que fazer com esse blog?


Como qualquer blog, as opções são praticamente infinitas. Se o aluno quiser fazer apenas um “resumão” da matéria para estudar para uma prova, ele pode. Se ele gostou tanto do tema da aula ao ponto de fazer um artigo sobre isso, ele também pode.


Além dessas opções, o blog do Moodle também tem a opção do código RSS (Really Simple Syndication - um formato de distribuição de informações em tempo real pela internet), que permite que você vincule esse blog a outras plataformas para ser transmitido. Neste formato, o aluno pode escrever no seu blog, e esse conteúdo aparecerá automaticamente em outros lugares, como um blog pessoal, redes sociais etc.


Blog ou fórum?


É importante frisarmos que, como o nome diz, essa ferramenta é um blog e não um fórum. Isso significa que a premissa desse espaço é a de divulgar informações e não de discutir informações.


Com esse blog, outros alunos não podem comentar no seu conteúdo. Apenas ler e compartilhar.


Por isso, muitos professores preferem pensar no blog mais como um “diário de bordo” ou “caderno virtual”.


Como posso engajar as minhas aulas com esse blog?


Bom, como falamos nesse post sobre como engajar os alunos do ensino superior e nesse sobre como se tornar uma IES mais atrativa na era de tecnologia, o objetivo dos professores EAD além de ensinar, é a de manter o aluno interessado na sua aula. E para isso, ele precisa ter um papel ativo.


No exemplo que demos no post anterior, ao pedir para o aluno fazer um texto sobre o que ele entendeu na aula do dia, pode ser feito diretamente pelo blog do Moodle, assim o professor e todos os outros alunos podem ler e saber se todos estão tendo o mesmo entendimento.


Outro ponto importante, é saber o que o professor irá fazer com toda essa informação disponibilizada pelo aluno e o que ele pode fazer com esses dados. E para facilitar a vida desses profissionais, é importante que eles tenham as melhores ferramentas de gestão de dados educacionais do mercado.


E a ferramenta mais usada do mercado, é a IntelliBoard. Ela oferece mais de 130 modelos de relatórios, painéis personalizáveis, notificações condicionais e muito mais! Com a IntelliBoard você terá todas as peças necessárias para a sua aula atingir o ápice de efetividade.


Usando o plugin, os gestores podem revisar o progresso dos alunos de forma rápida e fácil com relatórios programados e com acesso a um painel personalizado, com dados atualizados em tempo real que fornecem uma visão sobre a eficácia da aula.


E para conhecer como a ferramenta pode ajudar a sua instituição, entre em contato com a Yes Edu, parceira oficial da IntelliBoard no Brasil, e peça já a sua demonstração grátis.

E para mais dicas de engajamento dos alunos no ensino superior, fique ligado no nosso blog.


1 visualização0 comentário