Buscar
  • Yes Edu

Como fazer para verificar a aprendizagem dos alunos e o seu próprio desempenho


Muitas pessoas têm a dúvida se a educação à distância é tão eficaz quanto as aulas presenciais, e o fato é que isso depende principalmente da vontade do próprio aluno e do método de ensino de cada professor e instituição.


Mas o que vamos explicar hoje é como você, enquanto professor ou instituição, pode verificar se a sua metodologia de aula está tendo os resultados que esperava.


Durante os cursos, os alunos são avaliados constantemente para verificar o desempenho deles durante as aulas. E isso em si, já é um bom método de avaliação, pois mostra diretamente se eles estão entendendo as aulas ou não. Porém, sabemos que durante as provas online, os alunos podem simplesmente abrir outra aba e procurar as respostas na internet.


Por isso, é bom deixar claro que as avaliações formais de atividades não devem ser a sua única forma de verificar se o ensino está sendo bem transmitido.


Quais são os outros métodos que posso utilizar para avaliar os meus alunos?


Existem diversas formas para verificar se os alunos estão gostando da aula. Uma das principais, seria a anotação no fim da aula.


Nos últimos minutos da aula, peça aos alunos para escreverem a coisa mais importante que aprendi hoje e o que não compreendi muito bem.


Antes do início da próxima aula, releia estas anotações e as use para esclarecer dúvidas ou elaborar mais algumas explicações. O ideal é que estas dúvidas sejam tiradas ainda no início da aula para que ao iniciar o próximo conteúdo, não exista mais nenhuma dúvida.


Aplicação de aprendizagem


Depois de ministrar a aula, peça aos alunos para escreverem uma breve notícia de jornal com o que foi ensinado. Aqui eles podem soltar a imaginação! O importante é saber se eles entenderam bem a matéria.


Após eles entregarem o material, selecione alguns artigos para ler para a classe. O objetivo aqui é mostrar como um único tópico pode gerar diferentes tipos de interpretação e abordagem, além de junto, praticar a redação dos alunos.


Prova elaborada pelo próprio aluno


E se você passasse uma prova com perguntas enviadas pelos próprios alunos?

Divida a classe em grupos e peça para que cada um deles crie perguntas sobre um tópico da matéria junto com as respostas. Pelo menos cada aluno do grupo deve elaborar uma questão. Revise estas questões e as que julgar serem as mais interessantes, utilize na próxima avaliação.


Mas caso você precise de um método que dependa somente de si, conheça a IntelliBoard, o melhor plugin de relatórios de ambientes virtuais de aprendizagem!


Sua plataforma é compatível com praticamente todos os sistemas LMS, oferece serviços analíticos completos, e ajuda as instituições a se capacitar e oferecer um sistema de aprendizado melhor, mais eficaz e envolvente, graças aos dados que são recebidos.


Use o poder de seus próprios dados para criar o LMS mais abrangente possível. Deixe o seu método de aprendizado mais rápido e eficiente, com relatórios inteligentes que irão te dar a certeza de qual decisão tomar em relação à sua turma de alunos!


Vale lembrar que a Yes Edu é parceira oficial da IntelliBoard no Brasil. Então entre em contato com a gente e peça a sua demonstração grátis.


E para mais dicas sobre educação à distância, confira o nosso blog.

5 visualizações0 comentário